Skip to main content
Câmara municipal
28 December 2023

Almada Território Inteligente: Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Município de Almada está empenhado em implementar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela Assembleia-Geral das Nações Unidas no contexto do desafio lançado pela Agenda 2030 à escala global. Rumo à trajetória de desenvolvimento sustentável até 2030, o município tem vindo a desenvolver trabalhos através do Observatório do Território de Almada. Com foco no seu contributo, adequou os 17 ODS e as respetivas 169 metas à realidade local, através da definição da sua estratégia e do plano de ação “Almada Território Inteligente”.

 

Image
Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e cumprimento da Agenda 2030
Foto: Carlos Valadas | CMA

O Município de Almada adota, assim, os ODS como um roteiro a seguir nas aspirações globais para 2030, fixando metas de sustentabilidade e um paradigma de desenvolvimento que implica as dimensões social, ambiental e económica, a serem alcançados através da concretização de várias iniciativas e projetos, que vão desde a recolha e análise de dados até à capacidade de fortalecer as parcerias e a mobilização de vários interlocutores e população na contribuição para a sua concretização.

Será fundamental que o alcance dos objetivos e metas seja efetuada de forma estruturada a partir da integração de projetos de sustentabilidade em curso e/ou planeados, que foram identificados nas recentes estratégias e planos de ação desenvolvidos por Almada, destacando-se: Gestão inteligente de resíduos; Rede de recolha de dados abertos; Programa de literacia digital; Almada Solidária e empresas com responsabilidade social e ambiental, entre outras inseridas no âmbito da Estratégia e Plano de Ação “Almada Território Inteligente”.

Paralelamente, o município está a trabalhar na produção do Relatório Voluntário Local (VLR), cujo objetivo é apresentar o progresso na implementação da Agenda 2030 e no cumprimento dos 17 ODS, e integra ainda um grupo de trabalho integrado na Associação Nacional de Municípios Portugueses (Sessão ODS) com outros cinco municípios, no qual se comprometeu a criar um LAB ODS e a envolver entidades de investigação e inovação nacionais e internacionais, sendo de destacar a CESOP-Rede Local e FCT como entidades a integrar o LAB ODS. 

Note-se que a CMA aderiu ao Programa das Nações Unidas para os Povoamentos Humanos (UN-Habitat), tendo para o efeito sido assinada a Carta de Compromisso, subscrita pela Presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, e submetida a candidatura a certificação Silver de Cidade ODS.

Para que seja possível o acompanhamento das iniciativas e projetos, será lançado no início de 2024 o site “Almada Território Inteligente”, que será divulgado oportunamente.

Mais informações